BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO APÓS O PERÍODO MENSTRUAL

01_hacer ejercicio en casa

EXERCÍCIOS FÍSICOS E SEUS BENEFÍCIOS NA FASE PÓS-MENSTRUAL:

Após o período menstrual é o momento ideal para se exercitar e potencializar os principais benefícios psicológicos do esporte. Aproveite o aumento de energia que você notará e comece a treinar imediatamente. 

Outro dos benefícios dos esportes no plano emocional é a liberação de endorfinas, o chamado hormônio da felicidade. Esse hormônio é essencial para lidar com o estresse. Além disso, o estresse pode ser responsável por outras doenças, como insônia, ganho de peso, enxaqueca, etc.

No nível físico, um dos principais benefícios para treinar durante o ciclo menstrual é uma maior tolerância à dor. Uma maneira de tolerar melhor as cólicas menstruais é começar a treinar assim que a dor diminui ou que o sangramento acabe.

Há um ligeiro aumento da força na fase pós-menstrual devido ao aumento da testosterona durante a ovulação, o que você pode ser utilizado para tonificar seus músculos, principalmente os da pélvis; também ajuda a combater a dismenorreia, também conhecido como "cólica menstrual".

02_hacer ejercicio despues de la menstruacion000

Outro benefício da atividade física nessa fase é obtido com a liberação de dopamina. Esse hormônio pode influenciar o fluxo menstrual intenso e atingir sua diminuição de forma natural.

Durante a fase pós-menstrual, atividades de alta intensidade e rotinas longas. Especialmente, cardio para estimular o fluxo sanguíneo e diminuir a retenção de líquidos.

Em conclusão, para perceber os benefícios da prática de esportes, devem ser levados em consideração os ideais para cada etapa do ciclo menstrual. Você pode optar por exercícios em casa ou ao ar livre, mas é essencial encontrar uma atividade que a motive, sempre tendo em mente que há diferenças no ciclo menstrual entre uma mulher e outra, ajustando o ritmo de exercícios às suas necessidades individuais.

 

BIBLIOGRAFIA
Federación Española de Actividades Dirigidas y Fitness . (2018). Acesso em: 15 de setembro de 2018, Disponível em: https://www.feda.net/beneficios-del-ejercicio-fisico-la-menstruacion/
Dra. M. Q'Brien . (1989). Efectos del ejercicio en el ciclo menstrual. Archivos de Medicina del Deporte, Volumen VI. Numero 23, pg. 265-268.
Federación Colombiana de Obstetricia y Ginecología. (s.f.). Disponível em: https://revista.fecolsog.org/index.php/ rcog/index
Sociedad Española de Ginecología y Obstetricia. (s.f.). Disponível em: https://sego.es/mujeres/Dolor_menstrual.pdf