Um exercicio fisico para cada fase do ciclo menstrual

Um exercício físico para cada fase do ciclo menstrual

Saúde íntima Sport Autocuidado Atividade física

Um exercício físico para cada fase do ciclo menstrual

Todos os meses, o corpo da mulher experimenta transições de hormônios, que fazem parte do ciclo menstrual que varia entre 25-35 dias, e é composto por 4 fases. Entender que as fases são complementares e naturais, é passo fundamental da aceitação e do autoconhecimento. A seguir, falaremos sobre como organizar a agenda de exercício físicos com base nas fases do ciclo menstrual.

Um exercicio fisico para cada fase do ciclo menstrual

ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E AS FASES DO CICLO

FASE 1: MENSTRUAÇÃO

Essa fase começa no primeiro dia de sangramento e dura até o último dia de sangramento - a duração varia uma média de 3 a 7 dias. Nessa fase não só os hormônios ovarianos baixam, o LH e o FSH também, ou seja, acontece uma baixa de quatro hormônios, é normal que as energias diminuam também. É um pedido do corpo para descanso e reflexão para um novo ciclo que se inicia. As cólicas menstruais, resultado da contração do útero para a eliminação do endométrio, afetam cerca de metade das mulheres em idade fértil na fase da menstruação. Então, o recomendado é pegar leve nos exercícios, caminhadas e yoga para relaxar são uma boa pedida nesta fase do ciclo menstrual. Prático e fácil de colocar, o absorvente interno Intimus é item indispensável no cotidiano das mulheres que praticam exercícios físicos, e que não abrem mão de conforto.

FASE 2: FOLICULAR

Começa assim que acaba a fase menstrual, o corpo da mulher se prepara para engravidar, diferente da Fase 1, em que os hormônios estavam baixinhos, na fase folicular, eles começam a aumentar. Nesta fase, o corpo está começando os trabalhos para ovular e a disposição e energia tendem a subir e com isso a libido sobe junto, tanto a sexual quanto a pela vida, a mulher estará mais positiva do que nunca. É um excelente momento para a prática de exercícios mais intensos, como corrida e spinning.

FASE 3: OVULAÇÃO

Nesta fase as mulheres liberam o óvulo madurinho dos ovários para as trompas. Os dias mais férteis da mulher são o dia da ovulação e o dia anterior a ela. Os hormônios estão altíssimos circulando no nosso sangue, por isso a mulher sente uma energia maravilhosa, a pele mais brilhante e até a libido é mais intensa nessa fase. Aqui é preciso um pouco de cautela para não exagerar nos exercícios, o risco de lesões é alto. As aulas de dança são uma opção para quem as mulheres que querem aproveitar a explosão de hormônios esbanjando sensualidade.

FASE 4: LÚTEA

Nessa fase, com a baixa hormonal, é comum a mulher se sentir introspectiva e confundir isso com tristeza. Esta fase marca o fim do ciclo menstrual, o corpo gastou muita energia para gerar uma vida e agora precisa se reerguer, é natural a mulher se recolher, colocar para fora o que não serve mais. As emoções estão a flor da pele e para o equilíbrio perfeito, recomenda-se a prática de atividades moderadas e que trabalhem o bem-estar físico e mental, a prática de yoga e a pilates, são ótimas pedidas para a fase lútea. Os absorventes internos são um grande aliado das mulheres que praticam atividades físicas. Além de oferecer proteção, garantem liberdade e comodidade às mulheres. Dê a devida atenção à sua hidratação. Além de beber bastante líquido ao longo de todo o ciclo menstrual, ingira alimentos ricos em água, vitaminas e minerais. Use a alimentação a seu favor, uma dieta equilibrada saudável é o primeiro passo para um ciclo em harmonia com seu corpo.

EmptyView

Intimus para você

Absorventes

O conforto do absorvente ultrafino com Tecnologia Antibacteriana que previne em 99% o crescimento de bactérias

Absorvente interno

Conforto e proteção para realizar seus movimentos, com fácil aplicação. Fluxo moderado.

Protetor diário

Tecnologia Antibacteriana que previne em 99% o crescimento de bactérias, ajudando a preservar as defesas naturais

Cuidado diário

Cuidado diário para a hora do banho. Com PH balanceado, ajuda a preservar as defesas naturais da zona íntima.