Saúde e bem-estar

Sintomas após parar de tomar anticoncepcional: o que acontece com seu corpo

Tati Barros
24 Apr, 2024
4 min. de leitura

Inchaço, mudança de peso e humor, pelos e alterações na pele. Entenda o que acontece com seu corpo quando você para o anticoncepcional

Quem faz uso da pílula anticoncepcional já deve ter se perguntado quais seriam os sintomas após parar de tomar anticoncepcional. E é sobre isso que vamos falar aqui. Mas, antes, bora entender melhor esse universo da pílula.

 

LEIA TAMBÉM:

 

A invenção da pílula anticoncepcional foi considerada um grande marco na emancipação feminina. Isso porque ela permitiu às mulheres terem um maior controle sobre quando – e se – desejam engravidar e, claro, poderem vivenciar o sexo apenas por prazer

 

É também verdade que, nos últimos anos, há um movimento relacionado à interrupção de seu uso, de mulheres desejando parar de tomar anticoncepcional. Seja pelos riscos que esse medicamento pode causar à saúde ou pelos efeitos físicos e emocionais que ele provoca em algumas mulheres.

 

Assim, são muitos os fatores que têm levado as mulheres a uma busca por outros métodos contraceptivos

 

Mas é preciso também analisar e considerar os sintomas após parar de tomar anticoncepcional. Vamos falar melhor sobre isso neste artigo.

 

TPM pode ser sintoma após parar de tomar anticoncepcional. Ilustração de mulher de com mão na cabeça e ícones de sentimentos ao redor

 

Parei de tomar anticoncepcional, e agora?

Quando falamos do uso de hormônios, é preciso sempre levar em conta os efeitos que eles têm sobre o nosso corpo, para o bem ou para o mal. 

 

E isso, vale sempre reforçar, é muito individual, já que cada corpo reage de uma forma.

 

Parar de tomar anticoncepcional é também interromper de forma abrupta o consumo desses hormônios, o que costuma acarretar mudanças no organismo

 

Esses efeitos podem ser percebidos por meio da menstruação desregulada, alteração na libido e, inclusive, algumas alterações na sua aparência física. Vamos entender melhor cada um dos sintomas após parar de tomar anticoncepcional, que podem (ou não) aparecer para você.

Menstruação desregulada

O uso da pílula anticoncepcional faz com que os períodos menstruais sejam mais curtos e com fluxos mais leves, geralmente. E se você está se perguntando “parei de tomar anticoncepcional, será que minha menstruação vai mudar muito?. Antes de tudo, calma!

 

Pode acontecer, sim, de o seu corpo antes e depois do anticoncepcional ser diferente.

 

Nos primeiros ciclos após interromper o uso da pílula, pode ser que a sua menstruação tenha um fluxo mais intenso e que ela também dure mais dias. 

 

Você também pode perceber que o intervalo entre o início de cada ciclo mude. Tudo isso é normal e faz parte desse momento de readaptação do seu ciclo menstrual.

 

Enquanto algumas mulheres voltam a ter um ciclo menstrual regular depois de abandonar a pílula, outras mulheres podem demorar um pouco para menstruar novamente. 

 

A dica é monitorar o seu ciclo com a ajuda do calendário menstrual de Kira – basta se cadastrar, é rápido e gratuito.

 

Assim, se você identificar que a sua menstruação ainda está desregulada três meses depois de parar de tomar anticoncepcional, vale marcar uma consulta com seu médico.

Inchaço, mudança de peso, pelos, pele: o corpo antes e depois do anticoncepcional

O nosso corpo antes e depois do anticoncepcional pode ser diferente, passar por mudanças.

 

Mas, olha, de forma geral, o ganho de peso não é uma dessas consequências, ? Ao contrário do que muita gente acredita.

 

Pesquisas mostram que tomar pílula anticoncepcional geralmente não causa um ganho maior do que meio quilo de peso por ano.

 

O que pode acontecer é que algumas mulheres retêm mais líquidos enquanto fazem uso da pílula. Mas, se o seu estilo de vida permanecer o mesmo após tirar a pílula, é bem provável que não perceberá perda significativa de peso.

 

Mas há outros sintomas após parar de tomar anticoncepcional que podem ser percebidos no corpo, como:

 

 

A TPM volta quando parar de tomar anticoncepcional?

É bem comum ginecologistas recomendarem o uso de anticoncepcional hormonal para ajudar na redução dos sintomas pré-menstruais, como cólicas, distensão abdominal e náuseas. Portanto, sim, pode acontecer de a indesejada TPM voltar ao parar de tomar pílula.

 

Nossa dica é: registre no calendário menstrual de Kira tudo o que você sentir de diferente e relate depois para o seu ginecologista. Juntos, vocês podem achar outro método que trate ou alivie esses sintomas, se você não quiser seguir com a pílula anticoncepcional

Aumento da libido e maior chance de engravidar

Por fim, uma notícia boa: você poderá notar um aumento na libido ao parar de tomar anticoncepcional hormonal.

 

A pílula pode causar secura vaginal e, ao interromper o seu uso, pode ser percebida uma mudança na secreção e na lubrificação natural. Com isso, a libido tende também a ter um aumento!

 

Mas, atenção: se de um lado, o desejo sexual pode ficar nas alturas, de outro, as chances de engravidar também aumentam muito. 

 

Ao parar de tomar a pílula, os hormônios são eliminados muito rapidamente do corpo, o que deixa a mulher propensa a engravidar. Pode acontecer, inclusive, disso ocorrer logo em seguida a você parar de tomar a pílula anticoncepcional.

 

Portanto, se engravidar não está nos seus planos, pesquise juntamente com o seu médico quais os métodos contraceptivos mais indicados para o seu perfil e estilo de vida. 

 

E, claro, não se esqueça da camisinha em todas as relações sexuais. Além de evitar gravidez, ela também previne das doenças sexualmente transmissíveis.

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.