Ciclo Menstrual

Dor de cabeça na menstruação. Quem nunca? Saiba por que acontece e como aliviar

Tati Barros
30 Oct, 2023
4 min. de leitura
Ilustração de mulher deitada de lado com as pernas encolhidas e mão na cabeça. Ela veste calça vermelha, blusa azul e meias azuis. Tem o cablo azul

Você sente dor de cabeça na menstruação? Te explicaremos quais são as principais causas e maneiras de aliviar os sintomas durante o ciclo menstrual!

O nosso corpo costuma dar vários sinais de que a menstruação está próxima e, infelizmente, alguns desses indicadores não são muito agradáveis. São os famosos sintomas da TPM. Além disso, tem alguns sinais que a gente recebe quando o período vem, e um deles é a dor de cabeça na menstruação.

 

Aliás, você sabia que as mulheres têm mais dor de cabeça que os homens? Essa condição chega a atingir 43% da população feminina ao longo da vida. 

 

A explicação para essa maior predominância nas mulheres é, justamente, a dor de cabeça menstrual, que tem como principal causa a variação hormonal, que é o que rege o nosso ciclo menstrual.

 

Ilustração de mulher com as mãos ao redor do rosto, como se estivesse se automassageando para aliviar a dor de cabeça. Ela veste blusa azul de mangas compridas. Tem cabelo azul, e algumas nuvens ao seu redor.

 

Dor de cabeça menstrual

A enxaqueca menstrual é um quadro que acomete mais da metade das mulheres próximas ao período menstrual. Os sintomas são dores de cabeça mais intensas e duradoras.

 

Essa dor de cabeça menstrual está intimamente ligada aos hormônios que o corpo feminino produz. Tanto é que, após a menopausa, a maioria das mulheres apresenta uma redução na frequência e na intensidade das crises de dor de cabeça. Isso porque, a partir dessa fase, há uma brusca queda na quantidade de hormônios que produzimos.

 

Mas, até lá, temos um longo período, né?

 

Dor de cabeça e o ciclo menstrual

A Sociedade Brasileira de Cefaleia recomenda que, quem sofre com as dores de cabeça, faça um diário da cefaleia. 

 

Com esse registro das crises, fica mais fácil identificar a relação entre a dor de cabeça e a menstruação para, a partir disso, encontrar o tratamento mais eficaz para o seu caso.

 

Nossa dica é: aproveite o calendário menstrual de Kira para registrar todos os sintomas que você sente durante o seu ciclo. Assim, você vai visualizar bem quais as mudanças que você sente em seu corpo em cada período do mês. 

 

Como aliviar a dor de cabeça de menstruação

O tratamento para aliviar as dores de cabeça relacionadas à menstruação incluem medicação para alívio da dor e terapia hormonal. Mas tudo vai depender da frequência e a intensidade com que as crises ocorrem. 

 

Quando as dores de cabeça são frequentes ao longo do mês, além do período menstrual, o médico pode recomendar um tratamento preventivo (a profilaxia). 

 

Já quando as dores de cabeça ocorrem no período perimenstural, que inclui as fases pré-menstrual e menstrual, um tratamento que pode ser realizado é o preemptivo. Nesse caso, é feita a medicação para crises por alguns dias seguidos, iniciando antes mesmo de a dor surgir.

 

Há casos, ainda, em que a enxaqueca menstrual é tratada com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). 

 

O mais importante é deixar o seu médico ciente dessas crises de dor de cabeça. Aliás, ele também precisa saber caso os sintomas da sua TPM sejam fortes demais, o que pode caracterizar uma condição chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

 

E, como você já bem sabe, jamais faça a automedicação. O remédio que alivia as dores que a sua amiga não necessariamente é o mais adequado para você! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.