Descubra por que existe risco de gravidez durante a menstruação

Saúde íntima Empoderamento Autocuidado Vida sexual

Descubra por que existe risco de gravidez durante a menstruação

EXISTE UM RISCO DE GRAVIDEZ DURANTE A MENSTRUAÇÃO? NÓS DIZEMOS O PORQUÊ.

Muito tem se falado sobre os dias férteis da mulher e suas chances de engravidar. É até muito claro que, durante a fase de ovulação, as probabilidades de um óvulo ser fertilizado são muito altas. Embora isso esteja claro, as dúvidas sobre o risco de gravidez durante a menstruação não foram completamente esclarecidas.

Esses tipos de preocupações têm suscitado especialistas na área da fertilidade a explicar repetidas vezes que, embora não seja uma situação comum, é possível. Acontece que, para que engravide durante esse período, vários fatores devem ser combinados. O ciclo menstrual da mulher, seu tempo de ovulação e os dias nos quais teve relações sexuais.

Mas certamente você deve estar se perguntando como existe risco de gravidez durante a menstruação? Bem, vamos explicar como essa situação incomum é possível.

COMO OCORRE UMA GRAVIDEZ DURANTE A MENSTRUAÇÃO

Embora a possibilidade de engravidar durante o período de menstruação seja muito baixa, ela pode ocorrer devido a uma irregularidade no ciclo. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 a 32 dias. Quando a mulher, em algum momento de sua vida fértil, tem um ciclo menstrual de 21 a 24 dias, isso é um indicador de que ela ovulará mais cedo.

É aí que o impossível se torna possível. Ou seja, quando existe o risco de gravidez durante a menstruação. Você pode ter relações sexuais nos últimos dias da sua fase menstrual e, como o esperma vive em seu corpo por 2 a 5 dias, você pode conceber 4 ou 5 dias depois, caso haja uma ovulação precoce. Aqui, embora as chances sejam baixas, você pode engravidar mesmo menstruando.

FATORES QUE AUMENTAM A PROBABILIDADE DE GRAVIDEZ DURANTE O PERÍODO

Como já mencionamos, a possibilidade de gravidez durante esse período aparece quando há ciclos menstruais curtos e a ovulação ocorre antes do esperado. Para que a mulher tenha um ciclo como o descrito acima, existem alguns fatores que podem influenciar:

NERVOS E ANSIEDADE

Um dos fatores que podem influenciar o ciclo menstrual de uma mulher é seu humor. Nervos e ansiedade podem causar o adiantamento do seu ciclo menstrual.

MUDANÇA DE PESO

Quando uma mulher ganha ou perde peso em um determinado momento, pode gerar períodos irregulares.

MUITO EXERCÍCIO

Atividade física intensa por um período prolongado pode fazer com que seu ciclo varie, tornando-o mais longo ou mais curto.

ALGUMAS DOENÇAS

Algumas patologias como na tireóide ou diabetes podem causar um ciclo menstrual irregular, podendo levar a gravidezes imprevistas e até arriscadas.

CONSUMO DE ALGUNS MEDICAMENTOS

Medicamentos como antipsicóticos e esteróides podem afetar a regularidade do seu período menstrual, gerando ciclos mais curtos.

Portanto, se alguns desses fatores estão incluídos em seus hábitos, fique atenta às mudanças em sua fase menstrual . Mesmo que você tenha certeza dos dias férteis para engravidar, qualquer um desses fatores pode estar influenciando seus ciclos e, portanto, aumentando a chance de gravidez durante a menstruação. Fique tranquila, mas sempre atenta.

BIBLIOGRAFIA

(2018). ¿Me puedo quedar embarazada al tener sexo con la regla? Disponível em: https://www.diariofemenino.com/articulos/salud/menstruacion/me-puedo-quedar-embarazada-al-tener-sexo-con-la-regla/

(2017) ¿Puedo quedar embarazada durante mi período? Disponível em: http://americanpregnancy.org/es/getting-pregnant/can-get-pregnant-period/

(2018) ¿Me puedo quedar embarazada durante la menstruación? Disponível em: https://www.mdsaude.com/es/2016/03/quedar-embarazada-durante-la-menstruacion.html.

EmptyView

Intimus para você

Absorventes

O conforto do absorvente ultrafino com Tecnologia Antibacteriana que previne em 99% o crescimento de bactérias

Absorvente interno

Conforto e proteção para realizar seus movimentos, com fácil aplicação. Fluxo moderado.

Protetor diário

Tecnologia Antibacteriana que previne em 99% o crescimento de bactérias, ajudando a preservar as defesas naturais

Cuidado diário

Cuidado diário para a hora do banho. Com PH balanceado, ajuda a preservar as defesas naturais da zona íntima.