Saúde íntima no verão: mitos e verdades

 

 O verão é a estação do contato do corpo com a natureza e o sol - com proteção solar nos horários indicados, é claro - seja na água do mar ou da piscina. Mas para aproveitar a estação mais quente do ano sem maiores preocupações, alguns cuidados devem ser tomados em situações simples do dia a dia, inclusive com a sua região íntima.

Quer saber mais? Confira os mitos e as verdades sobre a saúde íntima no verão com a dra Dra. Rebeca Gerhardt – Ginecologista obstetra 

1. FICAR MUITO TEMPO DE BIQUÍNI MOLHADO NÃO FAZ BEM PARA REGIÃO GENITAL.

VERDADE. O uso prolongado de roupas de banho enquanto úmidas pode propiciar o crescimento de fungos na flora vaginal, levando ao surgimento de corrimentos acom-panhados de coceira e/ou ardência local, que necessitam de avaliação e tratamento. 

2. NÃO POSSO USAR APENAS ABSORVENTE INTERNO NOS PERÍODOS MENSTRUAIS.

MITO. Sabemos que durante o verão o uso de absorventes internos pode ser uma exce-lente alternativa para os dias de praia e piscina. Se respeitado o tempo máximo de uso e as trocas a cada 4 horas, não haverá comprometimento da saúde genital.

3. VIAJAR DE AVIÃO PODE ALTERAR O PADRÃO MENSTRUAL.

VERDADE. É normal o fluxo ficar mais leve durante o voo e mais intenso após o pouso, e por isso é normal as cólicas apertarem também. Independentemente da duração da sua viagem, esteja sempre com seu kit de absorventes à mão.

4. USO FREQUENTE DE PROTETOR DIÁRIO NÃO É SAUDÁVEL.

MITO. Em dias de calor, notamos aumento do suor, inclusive na região genital. Muitas mulheres sentem-se mais confortáveis com o uso de protetor diário, pois percebem diminuição da umidade local. Essa prática faz sentido, pois os protetores têm a capaci-dade de absorver a umidade natural da área íntima, a transpiração excessiva e outros fluidos corporais e secreções. Protetores diários respiráveis podem ser uma excelente pedida para o verão e em todas as estações do ano, pois já sabemos que, além de neu-tralizar possíveis odores, acabam proporcionando sensação de estar limpa e fresca du-rante o dia todo.

5. ROUPAS JUSTAS AFETAM A SAÚDE ÍNTIMA.

VERDADE. Roupas muito justas, como calças jeans, podem dificultar a transpiração local e desregular a flora vaginal, abrindo margem para infecções. Portanto, o verão pode ser uma ótima oportunidade para usar e abusar de roupas fluidas, como saias e vesti-dos, e colaborar com a saúde genital.

 Dra. Rebeca Gerhardt – Ginecologista obstetra