O que é a tensão pré-menstrual e como ela pode afetá-la?

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SAIBA O QUE É A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E COMO ELA PODE AFETÁ-LA

A tensão pré-menstrual, ou TPM, é uma condição que algumas mulheres experimentam alguns dias antes do início do período. Os sintomas pré-menstruais são causados por alterações hormonais, especialmente devido aos baixos níveis de estrogênio, causando a tensão pré-menstrual, a sensibilidade da pele e algum inchaço.

Se você faz parte dos 73% das mulheres que têm essa condição, temos boas notícias. Existem diferentes tipos de atividades e hábitos que funcionam como tratamento para a tensão pré-menstrual. Abaixo, explicamos mais sobre a TPM e seus sintomas.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL?

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A TPM pode afetá-la de duas maneiras. A nível físico, gerando alterações no apetite, inchaço, sensibilidade na pele, exaustão, retenção de líquidos e problemas gastrointestinais. Outros sintomas antes da menstruação são as possíveis mudanças emocionais, como ansiedade, falta de concentração e irritabilidade. Esses sintomas não ocorrem apenas nesses dias do mês, mas devemos controlá-los para que não se intensifiquem antes do período menstrual.

 

COMO TRATAR A TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL?

Segundo a Associação Americana de Obstetras e Ginecologistas, se os sintomas são leves ou moderados, eles podem ser gerenciados com algumas mudanças no estilo de vida.

PRATICAR ESPORTES

Existe uma relação entre exercício e menstruação. Para muitas mulheres, os exercícios aeróbicos aliviam a tensão pré-menstrual e outros sintomas como fadiga. Algumas das atividades recomendadas são caminhadas rápidas, ciclismo e natação; essas atividades aumentam a frequência cardíaca e o funcionamento dos pulmões.

Os benefícios dos esportes vão além da síndrome pré-menstrual, por isso é importante incluir pelo menos 30 minutos de exercício diário.

ALIMENTAÇÃO CONTRA O ESTRESSE

Existem alguns alimentos que ajudarão você a combater o estresse que pode aparecer a qualquer momento. Isso acontece graças aos carboidratos complexos, magnésio e vitaminas C e B, que são nutrientes que favorecem a produção de triptofano, um aminoácido que mantém os nervos à distância, e regula a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor.

Entre esses alimentos estão grãos integrais, vegetais e legumes; amêndoas e nozes; proteínas de alta qualidade, como peixes e ovos, e frutas cítricas.

YOGA PARA DORES MENSTRUAIS

Encontrar novas maneiras de relaxar e reduzir a tensão também pode ser útil no gerenciamento da tensão pré-menstrual. Exercícios de respiração, meditação e principalmente yoga, ajudarão a reduzir os efeitos desse período em seu corpo.

Posições de yoga como o gato, a criança, o arco, o peixe e a cobra não apenas ajudarão você a ficar calma, mas também ajudarão a reduzir a dor abdominal, que é um dos sintomas mais comuns.

Ao colocar essas dicas em prática, você pode reduzir os efeitos da tensão pré-menstrual em seu corpo, independentemente de ter um ciclo menstrual irregular ou não. Não se esqueça de compartilhar essas informações com suas amigas, com suas colegas, e com todas as mulheres que conhece; você nunca sabe qual delas poderá ter sua vida mudada por causa disso.

 
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: https://www.fpnsw.org.au/health-information/periods/premenstrual-syndrome
Stutzer, Abbie. 13 Yoga Poses for Period Cramps, According to the Experts. Organic Authority. Disponível em: https://www.organicauthority.com/energetic-health/13-yoga-poses-to-relieve-period-cramps-that-are-yoga-expert-approvedNSW Reproductive and sexual health. Premenstrual syndrome. Family Planning NSW.
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