Um exercício físico para cada fase do ciclo menstrual

Todos os meses, o corpo da mulher experimenta transições de hormônios, que fazem parte do ciclo menstrual que varia entre 25-35 dias, e é composto por 4 fases. Entender que as fases são complementares e naturais, é passo fundamental da aceitação e do autoconhecimento. A seguir, falaremos sobre como organizar a agenda de exercício físicos com base nas fases do ciclo menstrual.

 

Rotina de Exercícios Físicos e as Fases do Ciclo

Fase 1: Menstruação

Essa fase começa no primeiro dia de sangramento e dura até o último dia de sangramento - a duração varia uma média de 3 a 7 dias. Nessa fase não só os hormônios ovarianos baixam, o LH e o FSH também, ou seja, acontece uma baixa de quatro hormônios, é normal que as energias diminuam também. É um pedido do corpo para descanso e reflexão para um novo ciclo que se inicia. As cólicas menstruais, resultado da contração do útero para a eliminação do endométrio, afetam cerca de metade das mulheres em idade fértil na fase da menstruação. Então, o recomendado é pegar leve nos exercícios, caminhadas e yoga para relaxar são uma boa pedida nesta fase do ciclo menstrual. Prático e fácil de colocar, o absorvente interno Intimus é item indispensável no cotidiano das mulheres que praticam exercícios físicos, e que não abrem mão de conforto.

¿Qué ejercicios hacer durante la menstruación?

 

Fase 2: Folicular

Começa assim que acaba a fase menstrual, o corpo da mulher se prepara para engravidar, diferente da Fase 1, em que os hormônios estavam baixinhos, na fase folicular, eles começam a aumentar. Nesta fase, o corpo está começando os trabalhos para ovular e a disposição e energia tendem a subir e com isso a libido sobe junto, tanto a sexual quanto a pela vida, a mulher estará mais positiva do que nunca. É um excelente momento para a prática de exercícios mais intensos, como corrida e spinning.

Ejercicios para la fase folicular de tu ciclo

 

Fase 3: Ovulação

Nesta fase as mulheres liberam o óvulo madurinho dos ovários para as trompas. Os dias mais férteis da mulher são o dia da ovulação e o dia anterior a ela. Os hormônios estão altíssimos circulando no nosso sangue, por isso a mulher sente uma energia maravilhosa, a pele mais brilhante e até a libido é mais intensa nessa fase. Aqui é preciso um pouco de cautela para não exagerar nos exercícios, o risco de lesões é alto. As aulas de dança são uma opção para quem as mulheres que querem aproveitar a explosão de hormônios esbanjando sensualidade.

Ejercicios para la fase ovulatoria del ciclo menstrual

 

Fase 4: Lútea

Nessa fase, com a baixa hormonal, é comum a mulher se sentir introspectiva e confundir isso com tristeza. Esta fase marca o fim do ciclo menstrual, o corpo gastou muita energia para gerar uma vida e agora precisa se reerguer, é natural a mulher se recolher, colocar para fora o que não serve mais. As emoções estão a flor da pele e para o equilíbrio perfeito, recomenda-se a prática de atividades moderadas e que trabalhem o bem-estar físico e mental, a prática de yoga e a pilates, são ótimas pedidas para a fase lútea. Os absorventes internos são um grande aliado das mulheres que praticam atividades físicas. Além de oferecer proteção, garantem liberdade e comodidade às mulheres. Dê a devida atenção à sua hidratação. Além de beber bastante líquido ao longo de todo o ciclo menstrual, ingira alimentos ricos em água, vitaminas e minerais. Use a alimentação a seu favor, uma dieta equilibrada saudável é o primeiro passo para um ciclo em harmonia com seu corpo.

Ejercicios para la fase lútea del ciclo menstrual