O que é feminilidade? Vem tirar suas dúvidas
Conheça as características da feminilidade e o que é feminilidade tóxica
Você já se perguntou o que é feminilidade? Atualmente, as discussões sobre gênero e feminismo estão muito mais aceitas pela sociedade, e por isso estão mais presentes na vida das pessoas. O conceito de feminismo já está bem claro pra muita gente. Mas e o de feminilidade? Afinal, o que é feminilidade?
O que é feminilidade
A feminilidade, na verdade, é um conceito muito mais simples que o feminismo. Enquanto o feminismo é a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre gêneros, a feminilidade é o conjunto de características vistas como femininas por uma determinada sociedade.
Então, a feminilidade são as qualidades, as atitudes e a aparência esperadas de uma mulher, e que, na maioria das vezes, foram estabelecidas pelo sistema patriarcal e machista. Muitas das qualidades clássicas da feminilidade são a delicadeza, a fragilidade, a doçura e até a submissão.
Feminilidade tóxica
A feminilidade pode se tornar tóxica quando entramos na pira de que precisamos ser "um tipo de mulher" específico. Isso parece coisa do século passado, dos manuais destinados a educar as "moças de família", mas ainda é muito comum.
As redes sociais até já bombaram com a hashtag #thatgirl, com vídeos de mulheres mostrando como tinham ajustado suas rotinas para se tornarem a "garota ideal".
A garota ideal, segundo esses conteúdos, é aquela que só come comida leve, faz exercício, acorda às 5h da manhã, arrasa no skincare e no look, e às 9h da manhã já foi mais produtiva do que a maioria de nós no ano inteiro.
O fenômeno #thatgirl ou #aquelagarota é apenas uma releitura desse conjunto de regras patriarcais para colocar todas as mulheres na caixinha do que é certo e do que é errado.
Mas, veja se concorda comigo: ser mulher é muito mais do que "arrasar" no look certo ou ter disciplina para comer as coisas certas o tempo todo e fazer exercícios físicos a qualquer custo. Se prender a essa imagem externa pode ser extremamente tóxico. #ficaadica - e o alerta!
A feminilidade como construção
Repensar a feminilidade como um conceito diverso e plural é respeitar você e as outras mulheres (#sororidade), afinal, ser mulher não é um conjunto de regras que deve ser cumprido – e, sim, uma construção diária, um caminho de autoconhecimento.
Ser mulher é muito mais do que um conjunto de características socialmente estabelecidas. Ser mulher é uma construção para a vida toda, como disse a filósofa Simone de Beauvoir no clássico "O Segundo Sexo": "não se nasce mulher, torna-se". Ser mulher é um caminho que você traça todos os dias.
Descubra sua feminilidade sem regras ou manuais, uma experiência de cada vez.