Pontadas na vagina: veja 5 causas e o que fazer para melhorar
Roupas apertadas, ISTs, vaginismo e mais. Entenda as principais causas para sentir pontadas na vagina e saiba o que fazer em cada um dos casos
É bem comum que pessoas que possuem vagina, em algum momento, sintam algum tipo de incômodo, dor ou pontadas nessa região. Mas não é porque se trata de algo que acontece com muita gente que deve ser considerado normal. Por trás de pontadas na vagina pode estar algum tipo de doença ou condição que, em alguns casos, exige tratamento ou mudança de estilo de vida. E é sobre isso que vamos falar agora.
LEIA TAMBÉM:
O que pode ser a causa da pontada na vagina
Quem sente esse tipo de incômodo já deve ter se perguntado o que pode ser pontadas na vagina. Bom, vamos listar aqui 5 causas mais comuns que podem ser a razão das pontadas na vagina: roupas apertadas e outros hábitos diários, infecções sexualmente transmissíveis, vulvodínia, vaginismo e infecção urinária.
Bora entender melhor cada uma delas.
Roupa apertadas e outros hábitos diários
Um estudo descobriu que mulheres que usam calças justas mais de quatro vezes por semana possuem duas vezes mais chances de desenvolverem vulvodínia, que é uma condição que tem como um dos sintomas a dor na vagina.
Outros hábitos que colaboram para incômodos na vagina são:
-
Ficar com roupa íntima ou biquíni molhado por muito tempo, em contato direto com a ppk, pois isso pode contribuir para o aparecimento de uma candidíase, por exemplo;
-
Usar produtos na ppk que não sejam regulamentados pelos órgãos reguladores, como a Anvisa, e que tenham excesso de corantes, por exemplo, podendo causar irritação na vagina;
-
Usar ducha higiênica no canal vaginal, pois isso pode alterar a flora da vagina.
Por isso, adotar hábitos mais saudáveis para a sua ppk é super importante parar evitar as pontadas na vagina e outros tipos de desconfortos na região íntima.
ISTs e outras doenças íntimas
Estudos mostram que cerca de 75% das mulheres desenvolvem uma infecção vaginal por fungo em algum momento da vida. E as infecções fúngicas estão, justamente, entre as causas mais comuns de dor vaginal.
A herpes e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), incluindo gonorreia, clamídia e tricomoníase, também podem causar essa pontada aguda na vagina.
É bem importante fazer exames periódicos para detectar se está com alguma DST e, claro, sempre usar camisinha, pois só ela previne a contaminação das doenças sexualmente transmissíveis.
Vulvodínia
Vaginismo
Esse tipo de dor na vagina, o vaginismo, pode ser classificado em dois tipos:
-
Primário: quando se apresenta desde a iniciação sexual;
-
Adquirido: quando é associado a algum episódio, como pós-parto, endometriose ou patologia que causou um trauma ou desconforto na função sexual.
Essa dor na vagina acontece como um ciclo vicioso: a pessoa sente dor na relação sexual e contrai mais a musculatura da ppk; essa contração gera mais dor, e a mulher passa a evitar a relação sexual.
Uma das causas do vaginismo é a ansiedade antes da penetração vaginal, o que pode estar relacionada à educação sexual constrangedora, punitiva e ou religiosa e a vivências sexuais traumáticas. Existem, ainda, as causas físicas para o vaginismo, como anormalidades do hímen, anormalidades congênitas, atrofia vaginal, infecções, lesões na vagina, entre outras.
Infecção urinária
Uma infecção do trato urinário (ITU) também pode causar essa sensação de pontadas na vagina. E são as mulheres as pessoas que mais possuem chance de desenvolver esse tipo de infecção. Portanto, se você também sentir dor ou queimação ao fazer xixi, essa pode ser uma possibilidade de diagnóstico. Consulte o médico para saber ao certo o que você tem, ok?
Outras razões pelas quais você pode estar sentindo pontadas na vagina
Há, ainda, outras condições que causam dor na vagina. São elas:
-
Cisto de Bartholin: são cistos que se desenvolvem quando as glândulas de Bartholin, responsáveis pela lubrificação vaginal, ficam bloqueadas.
-
Endometriose: acontece quando um tecido chamado endométrio, naturalmente presente no útero, cresce em outras áreas fora do útero.
Como você pode ver, são muitas as possíveis causas para as pontadas na vagina e os incômodos na ppk. Por isso, se perceber esse desconforto, marque uma consulta com o seu ginecologista.
Recomendamos sempre deixar registrado no calendário menstrual de Kira tudo o que perceber em seu corpo. Assim, você não corre o risco de deixar alguma informação importante de fora, e ainda ajuda no diagnóstico preciso, ao analisar a combinação de sintomas.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.