Síndrome do ovário policístico: um guia para tirar todas as dúvidas
Conheça os sintomas mais comuns da SOP
Você já escutou alguém dizendo que tem síndrome do ovário policístico? Ou talvez a SOP já tenha batido à sua porta, com o médico dizendo suspeitar que você tenha essa condição, e aí você ficou se perguntando o que era isso exatamente? Síndrome do ovário policístico é relativamente comum, então pode ser que você já tenha ouvido esse nome. Vem ver com a gente o que é essa tal de SOP.
O que é um ovário policístico?
Os ovários são dois órgãos localizados um de cada lado do útero, e eles produzem os nossos hormônios. A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal comum. Nela, seu ovário apresenta cistos, que são pequenas bolsas (ou bolas) com material líquido ou semissólido dentro.SOP: sintomas mais comuns
A SOP apresenta sintomas, desde leves até graves (como a infertilidade, ou seja, a impossibilidade de ter filhos), dependendo do quadro da paciente. Veja os mais comuns:
- Acne
- Menstruação irregular
- Aumento de pelos em áreas tipicamente masculinas como rosto, peito e abdômen
- Obesidade
O diagnóstico da SOP só pode ser feito por um médico, e, para isso, além de analisar os sintomas, ele solicita alguns exames, como de sangue e ultrassonografia. O tratamento depende muito da mulher e das suas condições de saúde, mas, como a maioria das doenças, quanto mais cedo ela é detectada, mais fácil é de tratar.
Por esse motivo é importante você estar sempre com seus exames e consultas ao ginecologista em dia. SOP é uma doença comum e que já possui tratamentos. Não deixe que ela atrapalhe a sua vida!