Saúde e bem-estar

Corrimento alaranjado. O que pode ser?

Camila Luz
20 Feb, 2023
4 min. de leitura
menstruacao-alaranjada-1

Secreção vaginal laranja. Vem saber quando isso é normal e quando é necessário procurar ajuda de profissionais. Bora saber mais!

Ter corrimento é super normal. A ppk tem suas secreções saudáveis provocadas por hormônios e pela própria natureza da região íntima. Mas quando aparece na calcinha um corrimento alaranjado, o que pode ser? Atenção: pode ser sinal de infecção. 

 

menstruacao-alaranjada-2

Corrimento vaginal alaranjado: o que pode ser

Em conversa com a ginecologista Rebeca Gerhardt, ela nos contou que a cor do corrimento não é o critério mais importante para identificar um possível problema de saúde. Quando a secreção sai da ppk em contato com o oxigênio do ar, pode mudar de cor. Inclusive, quando você vai no médico e ele examina o interior da sua vagina, a cor pode ser diferente da que você enxerga!

 

No entanto, sempre vale a pena prestar atenção à secreção vaginal laranja, pois ela não é comum. E se o corrimento alaranjado vier acompanhado de cheiro forte (fedido mesmo!), vermelhidão na ppk e talvez até irritação para urinar, é sinal de problema na certa.

 

O corrimento anormal, com cor, cheiro e espessura estranhas, ou que provoque qualquer desconforto na ppk, é geralmente sinal de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou de desequilíbrios na vagina provocado por bactérias.

 

A cor do corrimento laranja pode variar de um alaranjado brilhante a uma tonalidade escura e enferrujada. As duas das infecções vaginais mais comuns que podem causar corrimento são a tricomoníase e a vaginose bacteriana.

 

A tricomoníase é a doença sexualmente transmissível não-viral mais comum do mundo. Ela é provocada por um protozoário e pode ser transmitida ao fazer sexo desprotegido tanto com homens como com mulheres, tá? 

Já a vaginose bacteriana é a causa mais comum de corrimento entre pessoas que têm ppk. Ela é fruto do desequilíbrio da flora vaginal, que pode ser provocado pelo uso de roupas íntimas sintéticas ou apertadas, duchas vaginais e até estresse. 

 

Transar sem camisinha também aumenta as chances de ter a doença. Em geral, o corrimento da vaginose é mais acinzentado e um sintoma marcante é um forte cheiro de peixe. 

 

Menstruação laranja claro é normal?

E menstruação laranja claro, será que é normal? Bom, se você notar uma secreção que parece com sangue menstrual, mas na cor laranja, também é importante ficar atenta para outros sintomas que possam indicar uma infecção, como coceira e cheiro ruim. 

 

É importante notar que, durante a ovulação, mulheres que têm um corrimento mais espesso podem notar um pouquinho de sangue na secreção. Aí, pode ser que a cor esteja vermelha bem clara, quase alaranjada. É fundamental ficar atenta e conhecer o próprio corpo e os tipos de corrimento para saber diferenciar.

 

melhor-anticoncepcional-2

 

Como

Se você notar corrimento de cor estranha, coceira, ardência, dor para fazer xixi ou cheiro ruim na ppk, vá logo ao ginecologista. Muitas das infecções associadas a esses sintomas são fáceis de tratar pelo uso de medicamentos como os antibióticos. Mas não deixe para depois, pois condições íntimas não tratadas podem evoluir para problemas mais sérios.

 

Ir regularmente ao ginecologista, pelo menos uma vez ao ano, é um compromisso que você deve marcar no seu calendário. Cuide-se bem! 😊

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.