Pelo pubiano: entenda a sua importância
Será que você sabe para que serve o pelo pubiano? Te contaremos qual é a sua importância para a anatomia feminina através de seu surgimento na puberdade. Saiba mais!
Um dos sinais de que um adolescente está entrando na puberdade é o crescimento dos pelos pubianos. E nós, meninas e mulheres, muitas vezes somos levadas a acreditar que, desde que esses pelos surgem, eles devem ser raspados ou depilados. Mas o que ninguém fala é sobre a função do pelo pubiano. E, afinal, nada no nosso corpo é por acaso, né? Então, vamos falar porque eles existem.
Pelo pubiano
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é a área pubiana. Ela se inicia na parte inferior ao abdômen. E é composta por:
-
Monte pubiano, que é aquele monte de gordura localizado acima dos órgãos genitais, que serve para proteger o osso púbico.
-
Órgãos genitais.
-
Períneo, que é aquela faixa de pele entre os órgãos genitais e o ânus.
-
Ânus.
-
Virilha. Aquela parte que fica exposta por roupas íntimas, como calcinha, e biquíni.
Essa área que explicamos acima, em geral, é coberta por pelos pubianos!
O que são pelos pubianos
Os pelos pubianos não estão ali gratuitamente. Eles possuem a função biológica de proteger a genitália de bactérias e de outras doenças. Vem entender melhor!
Benefícios do pelo pubiano no corpo humano
Claro que qualquer pessoa pode tomar a decisão de se depilar e tirar total ou parcialmente seus pelos pubianos. Essa é uma decisão sua, e de ninguém mais. Mas é importante que, para além dos estereótipos ditados pelos padrões sociais, você tenha conhecimento para fazer suas escolhas pessoais, baseadas na sua própria vontade.
E, para isso, é preciso conhecer o benefício dos pelos pubianos. São eles:
-
Reduzir o atrito durante a relação sexual, já que a pele dessa região é muito sensível e os movimentos que ocorrem durante o sexo podem prejudicá-la.
-
Ajudar a evitar que bactérias e outros micro-organismos entrem no corpo através da vagina ou do pênis.
É preciso ter em mente que manter os pelos pubianos não é sinal de falta de higiene. O ponto é que, por reter mais suor e sujeira, mantê-los exige uma atenção maior com a limpeza da região, até mesmo para evitar odores.
Portanto, deixar crescer seus pelos pubianos ou retirá-los deve ser uma escolha individual. Não precisa se sentir pressionada a nada, tá? E isso vale para pelos de outras áreas e para tudo o que envolve o seu corpo!
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.