Hímen rompido: vem conhecer os sintomas
Você sabe o que é hímen rompido? Explicaremos como saber se o hímen rompeu e quais são os seus principais sintomas!
A ultrapassada ideia de “perder a virgindade” (ninguém perde nada, tá?) sempre veio acompanhada dessa mística do hímen rompido.
São muitas as culturas que, ainda hoje, consideram a análise desse tecido para identificar se a mulher ainda é virgem ou não, e, com isso, determinar o seu valor na sociedade. Mas se tem algo que vai ser rompido hoje é esse mito relacionado à nossa sexualidade.
O que é hímen rompido
Antes de tudo, bora entender o que é o tão cultuado hímen. Ele nada mais é do que um tecido que circunda a abertura da vagina e que remanesceu durante o desenvolvimento embrionário.
O hímen pode ter uma forma de meia-lua ou de um anel, mas, em alguns casos raros, pode cobrir por completo a abertura da vagina, sendo necessário ser removido cirurgicamente.
Mas, no geral, a ruptura acontece de forma muito natural e simples.
Embora haja essa ideia de que o hímen se mantém intacto até a primeira relação sexual com penetração, sendo um marcador de virgindade, isso não poderia ser mais falho. Segue aqui para entender melhor!
Sinais do hímen rompido
É difícil dizer quais são os sinais de que um hímen rompeu. A verdade é que o hímen pode ser facilmente rompido em algumas pessoas, mesmo antes mesmo de haver a penetração em uma relação sexual, e às vezes até de forma imperceptível. Algumas situações em que isso pode acontecer:
-
Andar a cavalo;
-
Fazer ginástica;
-
Praticar ciclismo;
-
Usar absorventes internos ou copos menstruais;
-
Realizar exame pélvico.
E o contrário também pode acontecer: o hímen ser tão elástico e maleável que, nem mesmo durante o sexo, ele se rompe.
Viu como é um grande mito essa relação de hímen e virgindade?
Ah, e mais um mito: o rompimento do hímen pode ou não vir acompanhado de sangramento. Portanto, nada a ver o pensamento de que se a garota não sangra na primeira vez, ela não era virgem.
Agora pensa só quantas mulheres já foram julgadas, humilhadas e até duramente castigadas diante de um exame para checar a presença ou não do hímen que detectou erroneamente que elas não eram mais virgens.
Como saber se o hímen rompeu
Cada mulher vai sentir o rompimento do hímen de uma maneira. Quando falamos da penetração na primeira relação sexual, pode ser que a pessoa sinta um pouco de dor nas primeiras tentativas. Isso pode ser pelo hímen, mas não só. A tensão do momento pode, por exemplo, contrair os músculos da vagina e tornar a penetração dolorosa.
Então, é fundamental o diálogo com seu parceiro ou parceira, respeitando o seu ritmo e conforto.
Caso ocorra um sangramento, o comum é que ele seja bem leve. Se esse fluxo de sangue ou a dor for intensa demais, não deixe de ir ao ginecologista, tá?
Aliás, antes mesmo de ter a primeira vez, já vale marcar uma consulta para tirar todas as dúvidas. Informação nunca é demais😉
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.