Saúde e bem-estar

Entenda por que a fadiga menstrual deve ser levada a sério

Tati Barros
7 Jun, 2023
4 min. de leitura
fadiga-menstrual-1

Será que você sabe o que é fadiga menstrual? Te explicaremos por qual razão o cansaço durante o período menstrual deve ser levado a sério. Vem saber!

Sabe aquela vontade de fazer absolutamente nada, logo que se aproxima a menstruação e nos dias em que ela permanece? Essa é a chamada fadiga menstrual. Se você costuma sentir esse sintoma, venha entender por que talvez você deva procurar o seu médico.

 

fadiga-menstrual-2

 

fadiga menstrual acontece devido à diminuição dos níveis de estrogênio, que ocorre quando vamos menstruar. 

 

A queda do estrogênio afeta diretamente a produção de serotonina e os níveis reduzidos desse neurotransmissor podem causar essa queda de energia. 

 

Normalmente, a fadiga menstrual não é motivo de preocupação. Isso porque, à medida que os níveis hormonais voltam a subir, a energia também retorna ao normal.

 

No entanto, quando a fadiga se prolonga e afeta suas atividades cotidianas, é hora de buscar ajuda, pois pode significar algo mais grave.

 

Além da queda hormonal, outras possíveis causas de fadiga menstrual são:

 

 
  • Baixo teor de ferro, causado pelo sangramento intenso.  

  • O excesso de comida no período menstrual pode levar a um pico e subsequente queda nos níveis de glicose no sangue, o que causa fadiga.

  • Dores menstruais podem prejudicar o sono, o que consequentemente tira a energia.

  • Falta de hidratação.

 

 

De forma geral, alguns hábitos podem ajudar a combater essa sensação de cansaço durante o período menstrual, como:

 

  • Praticar atividades físicas

  • Dormir bem

  • Adotar uma dieta balanceada

  • Manter-se hidratada

 

 

No entanto, uma vez que perceba que esse cansaço está além do normal, prejudicando inclusive a sua rotina, é muito importante que você procure um médico. Esse pode ser sintoma de uma outra condição, como anemia, tireoide hipoativa ou, até mesmo, depressão.

 

fadiga-menstrual-3

 

Vale destacar que, segundo o Office on Women's Health, até 5% das mulheres em idade reprodutiva experimentam uma forma mais grave de TPM conhecida como transtorno disfórico pré-menstrual. A fadiga é apenas um dos sintomas a serem apresentados e é necessário iniciar o tratamento indicado para controlá-los.

 

Esse é um tema tão sério que, recentemente, a Espanha foi o primeiro país do mundo a aprovar a licença menstrual, destinada a trabalhadoras que sofrem ciclos menstruais dolorosos.

 

Lembre-se: qualquer coisa que afeta a sua qualidade de vida não deve ser naturalizada. Menstruação é algo natural e não deve prejudicar o seu dia a dia, ok?

 

Você já teve que lidar com a fadiga menstrual? Como foi a sua experiência?

 

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.