Você já sentiu o seu colo do útero? Vem conhecer melhor essa parte do corpo
Você já sentiu o seu colo do útero? Te mostraremos o que ocorre com essa região antes da menstruação. Vem saber mais!
Você já sabe sobre a importância de conhecer a sua ppk, né? Mas não é só com ela que você deve ter intimidade. Você já sentiu o seu colo do útero? Isso mesmo! Vamos falar mais sobre esse assunto, agora!
Colo do útero
Antes de qualquer coisa, precisamos explicar o que é o colo do útero. Trata-se da parte inferior do útero e que fica próximo ao final da vagina. A parte inferior do colo do útero (chamada de ectocérvice) está localizada na vagina e é visível ao exame com espéculo. Já os outros dois terços superiores do colo do útero (que recebem o nome de endocérvice) estão acima da vagina e não são visíveis.
Como fica o colo do útero antes da menstruação
O colo do útero sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Por exemplo: antes da menstruação, por passar por várias mudanças hormonais, ele muda sua aparência e textura, ficando mais baixo, mais fechado e firme.
Com a chegada próxima da ovulação, ele se modifica, se tornando mais macio, mais alto e mais aberto. Tudo isso para permitir a entrada dos espermatozoides e, com isso, facilitar a fecundação.
Quando a fecundação não ocorre, os níveis de estrogênio diminuem, enquanto os níveis de progesterona aumentam. O resultado disso é que o colo do útero volta a ficar mais firme, mais baixo e mais fechado, se preparando para a menstruação.
Como fica o colo do útero na menstruação
Quando chega a menstruação, o colo do útero passa por mais uma alteração. Dessa vez, ele se torna mais baixo, enquanto a abertura do canal cervical pode ficar mais ampla. Isso ocorre para que o sangue menstrual saia do útero.
Vale lembrar que se o seu sangramento uterino estiver anormal, em excesso, pode ser metrorragia. Temos um texto explicando essa condição em detalhes, e aí é importante relatar a ocorrência para o seu médico, tá?
O sangue menstrual pode fazer com que a superfície do colo do útero fique mais úmida e macia. Além do fato de que pode haver uma descamação das células do canal cervical.
Dá para sentir o colo do útero?
Começamos este artigo perguntando se você já sentiu o seu colo do útero, né? Isso realmente é possível ao inserir os dedos na vagina. Mas como cada pessoa é única, algumas podem sentir, enquanto outras não. Isso depende, também, da posição do colo do útero no momento em que é tocado.
Normalmente, é possível sentir o colo do útero como uma pequena elevação de tecido no fundo da vagina. A fase do ciclo menstrual pode mudar essa percepção.
Como sentir o colo do útero?
De forma geral, você pode tentar sentir o colo do útero seguindo esses passos:
1. Faça xixi antes de começar, já que a bexiga cheia pode elevar o colo do útero, tornando-o mais difícil de encontrar e sentir.
2. Lave bem as mãos com água morna e sabão antibacteriano para evitar contaminações.
3. Posicione-se de forma a ter acesso mais confortável ao colo do útero (pode ser com o pé apoiado em um banco ou agachada).
4. Coloque um espelho no chão, embaixo da pélvis, para visualizar bem.
5. Separe os grandes lábios.
6. Insira o dedo indicador ou médio (ou ambos) na vagina e perceba como sua pele muda de textura conforme você se aproxima do colo do útero - o colo do útero é mais firme que o canal vaginal.
7. Apalpe o centro do colo do útero. Perceba as mudanças que citamos acima e que podem indicar em que fase você está no seu ciclo menstrual.
Mas, olha, faça esse toque com cuidado. Bora lembrar que a ppk é uma região sensível. Durante o exame ginecológico, realizado por um ginecologista, o médico vai olhar a sua vagina e identificar, por exemplo, se há manchas no colo do útero.
Vale pedir para ele colocar um espelho e te mostrar como faz. Você pode também pedir ao seu médico orientação de como sentir o colo do útero, e procurar entender o que é possível identificar e monitorar a partir desse autoexame (como os períodos do ciclo menstrual).
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.