Saúde e bem-estar

Como aliviar ardência nas partes íntimas de forma natural

Tati Barros
15 Jan, 2024
4 min. de leitura
Ilustração de mulher com cabelos compridos

Te mostraremos como aliviar ardência nas partes íntimas de forma natural. Vem saber mais sobre o assunto!

Mulheres de todas as idades estão sujeitas a sofrer com problemas vaginais, em qualquer momento de suas vidas. A razão disso é que essa região é mais suscetível a infecções do que outras partes do nosso corpo.

 

Entre os sintomas que podem se manifestar quando algo não está bem é a ardência na área genital feminina. Vamos falar sobre o que causa esse quadro e como tratá-lo. 

 

Ilustração de mulher com avental, estetoscópio e prancheta

 

Causas da ardência na área genital feminina

Vamos considerar neste artigo a ardência da vagina que não tem relação com o trato urinário, tá? Essa pode ter relação com infecção urinária, tema de outro artigo. 

 

A dra. Rebeca Gerhardt explica que a ardência da vulva e da vagina costuma ter relação com a candidíase, que é uma infecção causada pelo fungo cândida. 

 

No entanto, há, ainda, casos de herpes genital, uma infecção sexualmente transmissível (IST), que também tem a ardência na vagina com um dos sintomas. 

 

A ginecologista explica que é preciso entender qual é a causa desse incômodo, e isso é possível por meio de uma conversa e do exame físico. Esse diagnóstico preciso é muito importante, uma vez que cada caso pede um tratamento específico e bem diferentes entre si.

 

É preciso também considerar possíveis alergias que uma pessoa pode ter, já que “há peles mais frágeis do que outras e que podem ter reações que a maioria não apresenta”, como ao uso de:

 

  • Sabonetes e perfumes íntimos;

  • Outros produtos para menstruação ou higiene. 

 

Afinal, o que é bom para ardência na parte íntima

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a ardência nas partes íntimas, como:

 

 

Como aliviar ardência nas partes íntimas naturalmente

A dra. Rebeca alerta que não é recomendada de forma alguma a automedicação, mesmo que sejam utilizados produtos naturais: “É fundamental que o especialista entenda o tipo de ardência, o que está provocando o quadro. Não dá para afirmar que é algo que vai aliviar sozinho, uma vez que pode ser uma infecção que exige tratamento com medicamentos, por exemplo.”

 

O que você pode fazer em casa é praticar a observação: veja como seu corpo reage aos produtos que usa e evite aquilo que causa qualquer tipo de reação. Mas nunca deixe de se consultar com o médico. Fique ligada! 😉

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.