Questionando Estigmas

Pode doar sangue menstruada?

Kira
7 Sep, 2022
4 min. de leitura
pode-doar-sangue-menstruada-1

Você pode doar sangue menstruada. Saiba quais são os requisitos

Você já sabe que menstruação é algo supernatural e que em nada impede a vida da pessoa, certo? E essa lógica também serve quando a questão é se pode doar sangue menstruada.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Se você é doadora de sangue ou pretende ser um dia, fique atenta a este artigo, que vamos tirar dúvidas importantes sobre esse gesto tão bonito e que salva vidas.

 

Ilustração de mãos segurando um coração vermelho em fundo azul e branco, para artigo que mostra que pode doar sangue menstruada

 

Sim, quem está menstruada pode doar sangue

Existe um mito de que se doar sangue enquanto estiver no período menstrual, aumentam as chances de a pessoa ficar anêmica. Mas não tem isso não. 

 

O Ministério da Saúde declara que a menstruação, por si só, não é uma contraindicação para a doação de sangue.

 

Aliás, é um fato que as mulheres estão atrás dos homens no número de doações realizadas. Segundo o 8º Boletim de Produção Hemoterápica do Brasil, realizado pela Anvisa em 2019 e divulgado em 2021, a maioria dos doadores é do sexo masculino (59,7%) e com idade acima dos 29 anos (61,9%).

 

Inclusive, os índices gerais de doação de sangue no Brasil poderiam ser bem maiores. Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes, segundo dados de 2022. Precisamos mudar esse jogo, hein?

 

Afinal, o

Agora que você já sabe que quem está menstruada pode doar sangue, é importante ficar por dentro do que o que é preciso para doar sangue, de acordo com o Ministério da Saúde:

 

  • Apresentar boas condições de saúde 

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos 

  • Pesar no mínimo 50kg

  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

  • Estar bem alimentada (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) 

  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

 

O que impede a doação de sangue

Menstruação e doação de sangue não têm relação direta, como falamos. Então, pode doar sangue menstruada. Mas, segundo o Ministério da Saúde, existem alguns fatores que impedem a doação de sangue. São eles:

 

  • A pessoa ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

  • Evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, Aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II;

  • Ter a doença de chagas ou malária;

  • Ser usuário de drogas ilícitas injetáveis;

  • Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

 

É importante destacar, ainda, que é preciso respeitar os intervalos para doação. E esse prazo é diferente para homens e mulheres, sabia?

 

Segundo a Fundação Pró-Sangue, do Hemocentro de São Paulo, homens devem esperar 60 dias para uma nova doação (podendo fazer, no máximo, 4 doações em 12 meses). 

 

Já as mulheres precisam fazer um intervalo de 90 dias (máximo de 3 doações em 12 meses).

Pode doar sangue tomando anticoncepcional

Além de poder doar sangue durante o período menstrual, mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal também estão liberadas para serem doadoras. 

 

Portanto, se você toma pílula, tem o dispositivo intrauterino (DIU) ou está fazendo tratamento à base de estrogênio ou progesterona, pode doar sangue sem problemas.

 

Vale dizer, ainda, que tudo bem doar sangue durante a amamentação, desde que já tenha passado 90 dias do parto.

 

Como sempre falamos aqui, a desinformação faz com que muitos mitos sejam perpetuados e, nesse caso, pode impedir que pessoas tenham suas vidas salvas. Por isso, sempre que tiver dúvidas sobre qualquer tema, busque informações de fontes confiáveis e compartilhe com quem você conhece. Que tal começar enviando este artigo para suas amigas e, juntas, irem fazer a doação de sangue?

 

Se você já é doadora de sangue, conta pra gente a sua experiência aqui embaixo.

 

E se pretende ser doadora, agora já sabe: pode doar sangue menstruada, sem problema algum! Confira aqui a lista de todos os Hemocentros do Brasil para saber onde fazer a sua doação.

Tati Barros 

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.  

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.