O que é Sangramento Uterino Anormal?
Menstruação anormal pode ser SUA. Entenda as causas e o tratamento dessa condição.
Menstruação longa demais ou fluxo extremamente intenso pode gerar dúvidas sobre o que é Sangramento Uterino Anormal (SUA). Saiba que, segundo a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), SUA é um distúrbio onde um ou mais dos parâmetros do sangramento uterino está alterado:
quantidade, duração ou frequência.
A variação pode ser muito forte – algumas mulheres relatam experiências como passar mais de 15 dias menstruada, ou sentir que o fluxo é tão forte que deixa você até mais fraca.
O Sangramento Uterino Anormal pode impactar muito a qualidade de vida das mulheres, e é mais comum do que parece ser. Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas na região Sul do Brasil, cerca de 35% das mulheres em idade reprodutiva experimentam SUA.
Quais são as principais causas do Sangramento Uterino Anormal?
As principais causas de SUA, segunda a FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia), são pólipos, miomas, adenomiose, câncer, distúrbios da ovulação, alterações da coagulação sanguínea, consequência do uso de alguns medicamentos ou algumas vezes não achamos causa nenhuma, e mesmo assim pode ser SUA.
Como o Sangramento Uterino Anormal afeta a sua vida?
Quando a perda de sangue é muito forte, além dos problemas médicos, o Sangramento Uterino Anormal afeta a sua qualidade de vida. Você passa a viver em função de controlar os efeitos da SUA, seja pela necessidade de mudança de hábitos (como as trocas frequentes de absorventes), ou cólicas menstruais e até a anemia que a perda excessiva de sangue pode gerar.
As causas do SUA podem variar de acordo com a idade
O diagnóstico do Sangramento Uterino Anormal muda de acordo com a faixa de idade, por isso, se você sente que sua menstruação está muito intensa ou ela atrapalha o seu dia o seu dia a dia, procure um médico.
Na adolescência em geral, as causas de SUA costumam ter a ver com distúrbios da ovulação (ovulação irregular, quando a menina não ovula) e problemas de coagulação e hemorragia.
Já na idade reprodutiva, e na perimenopausa, que é a transição para a menopausa e começa, em média, quatro anos antes da menopausa, as causas mais comuns são as alterações estruturais: pólipos, miomas e adenomiose, mas também podem ocorrer distúrbios da ovulação, uso de medicação. Porém, é importante ter em mente que aproximadamente metade das mulheres com SUA não tem uma causa determinada causando esse quadro.
Após a menopausa a mulher não deve mais apresentar nenhum tipo de sangramento, caso isso ocorra busque ajuda médica o quanto antes.
Ao detectar Sangramento Uterino Anormal, procure ajuda médica
Um diagnóstico completo e certeiro vai levar em conta sua constituição física, hábitos e fase de vida. Para cada causa existe um tratamento diferente, e o diagnóstico fará toda a diferença na sua melhora. Não deixe de procurar ajuda!
Hoje existem aplicativos que podem ajudar as mulheres a quantificar o seu fluxo menstrual. Recentemente lançado no mercado, o aplicativo “fluxo menstrual” permite a anotação dos dias e percepção do fluxo, bem como medir em mililitros o volume de menstruação a depender do tipo de absorvente que você usa. É mais ajuda disponível!