Questionando Estigmas

Assexual: o que significa essa orientação e como saber se é

Tati Barros
29 Apr, 2024
4 min. de leitura

A assexualidade, como pauta da comunidade LGBTQIAPN+, ainda é bem recente. Entenda mais desse assunto

A sigla LGBTQIAPN+, ainda hoje, é repleta de preconceitos que, bem sabemos, têm origem na falta de conhecimento. Aqui nesta comunidade, assumimos como nossa missão questionar estigmas com muita informação e, claro, acolhimento. E seguindo esse propósito, vamos falar de mais uma letra desse grande e colorido guarda-chuva que é a sexualidade e identidade de gênero. Você sabe o que significar ser assexual?

 

LEIA TAMBÉM:

 

A assexualidade, como pauta da comunidade LGBTQIAPN+, ainda é bem recente, se comparada com outras identidades, como gays e lésbicas. E isso colabora para esse estranhamento sobre o que se trata essa letrinha "A" dentro dessa sigla. Então, chegou a vez de destrinchar o que é uma pessoa assexual. Bora!

 

Ilustração de mão fechada, símbolo de luta, nas cores da bandeira que representa pessoas assexuais, roxo, cinza, branco e preto

O que é uma pessoa assexual

A assexualidade é um tipo de orientação sexual em que a pessoa não sente desejo sexual pelo outro, ou seja, não tem vontade de transar

 

Mas como tudo o que envolve a nossa sexualidade, se identificar como assexual não te coloca em uma única "caixinha". Isso quer dizer que você pode ser, por exemplo, uma mulher trans, lésbica e assexual. Deu pra entender? A gente pode estar em mais de uma "caixinha" ao mesmo tempo – ou em diferentes fases da vida.

Tipos de assexualidade: a diferença entre românticos, arromânticos e área cinza

Agora que você entendeu o que é uma pessoa assexual, bora ir mais a fundo nesse assunto. Existem o que podemos chamar de subcategorias dentro da assexualidade, é como se fossem diferentes tipos de assexualidade. Veja só:

 

Românticos

Como amor e sexo são coisas distintas, uma pessoa assexual, ou seja, sem interesse por sexo, ainda pode se apaixonar e ter desejo de se relacionar romanticamente com alguém. E, diante deste cenário, ela pode se identificar como um assexual:

 

  • Heterorromântico: que se atrai romanticamente pelo sexo oposto. 

  • Homorromântico: que se apaixona por pessoas do mesmo sexo.

  • Birromântico: que sente atração romântica por mais de um sexo.

  • Panromântico: que se sente romanticamente atraído, sem que o gênero seja um fator decisório.

 

Ah, vale um ponto de atenção aqui: não existe a expressão “relacionamento assexuado” ou “pessoa assexuada”, ? Assexuados são seres vivos que se reproduzem sem troca de gametas. Por isso, chamar uma pessoa assexual de assexuada é pejorativo.

 

Arromânticos

Há, ainda, as pessoas que, além de assexuais, são também arromânticas. Isso quer dizer que elas não sentem atração romântica ou desejo de vivenciarem um relacionamento romântico.

 

Área cinza

E como já falamos, ninguém precisa se encaixar em apenas uma caixa ou letra. Somos muito complexos e, mais do que isso, estamos em constante transformação, sempre nos redescobrindo. 

 

Por isso, tudo bem se você se enxergar em uma área cinza, ou seja, se sentir assexual, mas não totalmente. Pode se sentir assexual em algumas fases da vida e vez ou outra ter desejo sexual e, inclusie, fazer sexo. 

 

Ser assexual tem muito mais a ver com a forma com que você se sente do que qualquer outra coisa. E nada mais normal do que ter vários sentimentos dentro de si mesmo. 

Assexualidade é o mesmo que celibato, abstinência sexual ou falta de libido?

Agora, vamos acabar de vez com a ideia de que assexualidade é a mesma coisa que celibato e abstinência sexual

 

A assexualidade é uma orientação sexual que está englobada na comunidade LGBTQIAPN+

 

o celibato e a abstinência sexual são comportamentos adotados por algumas pessoas. Quem é celibatária não faz sexo por algum motivo específico, como acontece com padres e freiras (mas não precisa ter apenas relação com religião, ?). Já no caso da abstinência sexual, a pessoa escolhe não praticar sexo por um período de tempo.

 

 

Relacionamento assexual

Uma pessoa que se identifica como assexual pode ter um relacionamento romântico super saudável. Afinal de contas, o sexo é apenas um elemento dentre tantos outros que compõem uma relação, concorda?

 

Amizade e cumplicidade, por exemplo, podem ser mais importantes para um casal do que a prática sexual. E alguém tem coragem de dizer que isso está errado? Não mesmo! Tudo depende de cada um. 

Acho que sou assexual, e agora?

Seja qual for a sua sexualidade, tenha em mente que ela é normal e nunca deve ser motivo de culpa ou vergonha. 

 

Procure buscar o autoconhecimento e contar com pessoas nas quais você confia e sabe que querem o seu bem, sem qualquer julgamento. Se sentir que precisa, procure ajuda psicológica para se entender e se aceitar. E lembre-se: você não está sozinha! 💜

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.