Muco cervical faz parte da vida de toda mulher. Vem entender como ele muda durante o ciclo menstrual
Será que você sabe o que é muco cervical? Te explicamos as suas variações durante cada uma das fases do ciclo menstrual. Bora entender mais sobre o tema!
Uma coisa é fato: o nosso corpo fala. Você pode até não ouvi-lo, mas se prestar atenção aos seus sinais, vai identificar muito do funcionamento do organismo. Quando se trata do ciclo menstrual, então... esses sinais são ainda mais claros.
Um exemplo disso é o muco cervical, que nada mais é do que aquele corrimento que aparece na calcinha, especialmente em alguns períodos do ciclo. Vamos entender mais sobre ele?
O que é muco cervical
Segundo o Ministério da Saúde, o muco cervical é uma secreção produzida no colo do útero, que por ação hormonal apresenta transformações características ao longo do ciclo menstrual. E é justamente por essa mudança ao longo do ciclo que o muco cervical é uma forma de identificação do processo ovulatório.
É isso mesmo! Observando o nosso muco dá para saber quando estamos ovulando.
O muco cervical tem algumas funções, como lubrificar o canal vaginal, facilitar ou dificultar a passagem do espermatozoide até o óvulo e manter o nível de pH adequado dentro do canal vaginal.
Início do ciclo menstrual
No primeiro dia de menstruação, que é quando começamos a contar o ciclo, talvez seja mais difícil notar o muco, pois o sangue da menstruação estará presente. Mas, se conseguir, poderá perceber que o muco cervical nessa fase do ciclo é espesso e grumoso, o que dificulta a passagem dos espermatozoides pelo canal cervical.
Depois da menstruação
Com o fim da menstruação, a produção de muco cervical ainda é baixa e, normalmente a ppk aparenta estar mais seca nessa fase. No entanto, com a ovulação se aproximando, a produção do muco passa a aumentar e ela já fica mais úmida.
Durante o período fértil
Chegamos ao ponto alto do ciclo menstrual. Durante o período fértil, a ppk fica mais úmida e o muco cervical fica mais cristalino, transparente e elástico. Sua função, aqui, é facilitar o encontro do espermatozoide com o óvulo, para que ocorra a fecundação.
No período fértil, você vai perceber o muco bem parecido com uma clara de ovo. Uma dica é usar o protetor diário para se sentir mais confortável, se a secreção de incomodar.
Depois do período fértil
Nessa fase, a quantidade de muco cervical é muito baixa ou, até mesmo, ausente. Caso haja o corrimento, ele pode se apresentar mais pegajoso ou viscoso.
É muito importante que você entenda essas mudanças que ocorrem no corpo durante o ciclo. Não deixe de tocar e cheirar as suas secreções. Nada de nojinho, viu? É algo que você mesma produz e tem tudo a ver com autoconhecimento.
Quanto mais entendemos e nos conectamos com o nosso corpo, mais nos empoderamos dele.
E, claro, nossa dica mais importante: não deixe de receber acompanhamento ginecológico para garantir que está tudo certo! Essas consultas ainda são a melhor oportunidade para tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do seu corpo.
Tati Barros
Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.