Klara Castanho: 'Entender que nossas emoções mudam, nosso corpo se transforma e, consequentemente, nosso cotidiano é impactado, faz tudo ser mais fácil.'
A atriz, apresentadora e produtora Klara Castanho contou, para Kira, como é a sua relação com a menstruação. Vem ler!
Minha primeira menstruação foi aos 12 anos, e por mais que minha mãe sempre tenha sido extremamente explícita e clara sobre toda a transformação pela qual meu corpo passaria, ainda assim foi surpreendente. Entender as mudanças que eu teria pela frente, aos 12, foi desafiador.
Com o passar dos anos e, claro, ouvindo as mulheres mais próximas e especialistas, fui entendendo como lidar, quais eram os melhores produtos para mim, como entender o que estava acontecendo em cada dia do ciclo e quais seriam meus principais aliados.
Eu tive períodos de cólica muito intensa nos primeiros dias de ciclo, e por isso busquei ajuda profissional pra entender o que poderia ser feito. Com isso me aprofundei nas questões que eu tinha. Com as informações que recebi, fui aplicando no meu dia a dia e fazendo ser mais fácil.
Entender que nossas emoções mudam, nosso corpo se transforma e, consequentemente, nosso cotidiano é impactado, faz tudo ser mais fácil. Ter um espaço de diálogo em casa também foi crucial para acompanhar as mudanças pelas quais eu estava passando e, claro, ainda passo.
Crescer e menstruar me tornou a pessoa do “nécessaire com tudo e mais um pouco”. Protetor diário, absorvente pro dia e remédio pra dor estão sempre marcando presença do meu ladinho. Se eu não precisar, pode ser que alguém que esteja comigo precise.
No todo, acredito que quanto antes entendemos que estamos em constante transformação e somos diretamente afetados pelo nosso corpo, antes fazemos as pazes com ele e vivemos melhor!
:
É atriz, apresentadora e produtora, tem 23 anos e é natural de São Paulo. Iniciou sua carreira ainda criança e já trabalhou em inúmeros projetos de sucesso na TV, cinema e streaming. Atualmente também é host de um podcast.