Ciclo Menstrual

15 sintomas de como saber se a menstruação vai descer

Tati Barros
20 Jul, 2023
4 min. de leitura
como-saber-se-a-mestruacao-vai-descer-1

Como saber se a menstruação vai descer? Separamos os principais sintomas e condições que antecedem o período da menstruação. Clique e confira!

Qualquer pessoa que menstrua já percebeu que, ao longo do ciclo menstrual, o corpo passa por modificações que se manifestam por meio de diferentes sintomas - que variam em cada pessoa. No entanto, mesmo considerando que cada organismo é único, alguns sinais dão pistas de como saber se a menstruação vai descer. E aí, é só conferir se tem absorvente extra na mochila ou na bolsa e se preparar para o início de um novo ciclo

 

 

como-saber-se-a-mestruacao-vai-descer-2

 

Agora, antes de falar sobre sintomas para saber se a menstruação vai descer, uma dica de bff que não podemos deixar de dar logo de cara é: crie o seu calendário menstrual aqui em Kira e deixe de ficar tensa de vez por não saber se vai menstruar ou não! Além de ser superimportante entender em qual fase do ciclo você está, o calendário também vai te ajudar a entender por quais modificações seu corpo passa em cada uma dessas fases, e você pode anotar tudo o que aconteceu no detalhe em cada dia.

 

Como saber se a menstruação vai descer

Alguns dias antes de a menstruação descer, você pode sentir tanto sintomas físicos quanto emocionais, devido às alterações hormonais. Pois é! E ainda tem gente que não leva a TPM a sério.

 

Principais sintomas de que a menstruação vai descer

 

Quer saber quais são os sintomas que indicam que a menstruação está para descer? Marque nesse “bingo” quantos sintomas físicos costumam te afetar na TPM:

 

- Inchaço abdominal

Seios sensíveis ou inchados

 

- Dor nas costas e/ou nas pernas

- Alteração no apetite

- Dores de cabeça ou enxaqueca

- Corrimento vaginal seco, pegajoso ou ausente;

 

Agora bora contar quantos sintomas emocionais você sente antes de menstruar? 

 

- Irritabilidade

- Ansiedade

- Fadiga

- Desejos de comer chocolate (quem nunca?)

- Sentimento de tristeza 

- Crises de choro ou explosões de raiva

- Redução do desejo sexual

 

Como amenizar os sintomas antes da menstruação

E aí, quantos sintomas fazem parte da sua vida mês após mês? Dá até um desânimo, né? Mas, olha só: mesmo com esses incômodos, é super possível fazer com que o período de TPM seja mais leve. Alguns hábitos que valem investir são:

 

Tentar vencer a fadiga pode ser difícil, mas faz toda diferença. Procure praticar alguma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou natação, de forma regular;

Manter o sono regular é muito importante para ficar mais disposta e vencer as alterações de humor;

 

Também procure alguma prática que te relaxe, como yoga, meditação, exercícios respiratórios, massagem... afinal, mente sã, corpo são!

 

Procure adotar uma dieta rica em carboidratos complexos, como grãos integrais, que proporciona uma maior saciedade, reduz o desejo por doces e regula o intestino. Também inclua na sua rotina alimentar vegetais verdes e, claro, hidrate-se bem;

 

Reduza a ingestão de gordura, sal e açúcar, além de tentar evitar cafeína e álcool.

 

 

como-saber-se-a-mestruacao-vai-descer-3

 

Quando procurar o médico?

Apesar de chatinha, a TPM não deve afetar demais a sua vida e rotina. Portanto, se os sintomas estiverem atrapalhando o seu dia a dia, procure o seu médico para entender as causas e como contornar essas questões. Você vai conviver com a menstruação durante grande parte da sua vida adulta e é fundamental que essa relação seja leve! 

 

E você, qual o principal sintoma que você sente quando sente que a menstruação vai descer? Conta aqui pra comunidade!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais deez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

A Kimberly-Clark Brasil não oferece garantias ou representações quanto à integridade ou precisão das informações. Estas informações devem ser usadas apenas como um guia e não devem ser consideradas como um substituto para aconselhamento médico profissional ou de outro profissional de saúde.